FIFA/PES: As novas oportunidades de negócio...


A elevação de jogos como FIFA ou PES ao estatuto de verdadeiras modalidades desportivas, com a emergência cada vez mais latente dos eSports associados a estes simuladores, está a fazer com que surjam novas possibilidades em termos profissionais para pessoas que nem sonhavam um dia ganhar dinheiro com videojogos.
São cada vez mais aqueles que se entregam a cargos como treinador de equipas de FIFA/PES, gestores de redes sociais de profissionais de eSports associados aos jogos da EA Sports e Konami e até consultores para os mais diversos assuntos relacionados com estes jogos.
Paulo Mendes é um destes novos profissionais. Neste momento dedica-se à consultadoria a equipas profissionais de FIFA e o mercado está a alargar-se de forma surpreendente.
"Neste momento já tenho algumas equipas em carteiras e algumas delas até são estrangeiras. O que faço, na base, é dar todo o apoio que as equipas necessitam para começar e se formarem no meio. Posso fazê-lo por videoconferência, posso trabalhar em pessoa ou por vezes até só com um simples email. Tem funcionado muito bem e conto que cresça muito após o lançamento do FIFA 18", revela sem reservas.
"Estou a preparar o lançamento da empresa e, desde já agradeço muito ao Record Gaming e ao Rei do Gaming esta possibilidade. Por vezes é complicado sair do anonimato e estas plataformas acabam por nos ajudar muito, uma vez que estas coisas novas demoram sempre o seu tempo a avançar e ganhar algum mediatismo", explica depois.
Mas como funciona tudo isto de forma prática? Resposta na ponta da língua…
"Dou-te um bom exemplo de como isto funciona. Um rapaz de Paranhos, que agora vive em Itália e que tem muita qualidade como jogador de FIFA, começou a trabalhar para uma equipa italiana de eSports. Disseram-lhe logo que tinha de ter cuidado nas redes sociais, que devia ter atenção à forma de vestir em eventos públicos e até que deveria ter cuidado com a forma como se dirige aos jornalistas no final de um evento. Então começámos a trabalhar nestes itens e em duas semanas está feita a base em termos de redes sociais e até fomos às compras para ele ter uns trapinhos novos e aparecer com mais cenário", explica.
Todo este processo tem custo, mas quem corre por gosto…
"Pensa numa equação simples. Se um profissional de eSports ganha X e decide investir 5, 10 ou 15 por cento por cento do que ganha neste tipo de ajuda de imagem e de promoção, pode em poucos meses dobrar o que ganha, seja com o surgimento de patrocínios, seja com novas parcerias. E eu estou cá para tratar disso", remata.
Ajuda também dentro do jogo
A terminar, a indicação de que todo este processo também pode incluir o desempenho dentro do próprio jogo: "Se um jogador de futebol ou basquetebol tem muitas vezes personal trainers e fisioterapeutas que só trabalham com eles, o mesmo se aplica aos eSports. Tenho um caso muito recente de um jogador que estava sem clube e com a minha ajuda transformou-se de um médio banal a um número 10 de qualidade mundial. Na semana passada foi contratado para uma equipa chinesa e está a ganhar bom dinheiro. Comigo gastou tostões e agora recebe milhares..."



Para mais conteúdos de FIFA, PES e muitos outros videojogos, segue o Rei do Gaming e subscreve:

Facebook - https://www.facebook.com/JoaoTheKingSeixas/  
Twitter - https://twitter.com/Rei_do_Gaming  
Instagram - https://www.instagram.com/reidogaming/  
Twitch - https://www.twitch.tv/rei_do_gaming  
YouTube - https://www.youtube.com/user/JornalRecord  
Blog - https://reidogaming.blogspot.pt/  
Email – reidogaming@gmail.com  ou joaoseixas@record.pt  
Record Gaming - https://www.facebook.com/RecordGamingPT 
 

Comentários

Mensagens populares