PES 2018 ou FIFA 18?



É o maior duelo do universo dos videojogos e promete não esmorecer nos próximos anos. FIFA 18 e PES 2018 vão encetar em breve mais um combate que alimenta o espírito da comunidade e que, em boa verdade, mantém vivos os dois jogos, que sem concorrência provavelmente decairiam em termos de qualidade.

De resto, essa é a premissa mais importante quando o debate pretende descobrir qual é o melhor simulador de futebol. Não me parece que exista uma resposta correta, uma vez que cada jogador tem os seus gostos e a suas especificidades. Contudo, é certo que se esta rivalidade entre os produtos da EA Sports e da Konami não existisse, provavelmente teríamos apenas um jogo sensaborão e sem grandes novidades.
Numa altura em que já foi possível testar o PES 2018 na Beta Pública Online e em que a fase de testes do FIFA 18 está a arrancar, não há resposta correta sobre qual será a melhor opção este ano. Contudo, existem alguns pormenores que poderão ajudar os utilizadores a tomarem sua decisão.

Os grandes pontos positivos do FIFA continuam a ser o Modo Jornada, que foi revolucionário no ano passado e que promete continuar a entreter os fanáticos pelo futebol. Voltaremos a encarnar o jovem Alex Hunter, agora com outras missões e outros objetivo de carreira. Para além disso, o jogo da EA Sports vence claramente o duelo de "ambiente". O FIFA remete-nos para um cenário mais real, onde o ambiente de estádio e as vicissitudes de uma partida de futebol parecem claramente mais imersivas para o utilizador.

Do lado da Konami e do seu PES, um dos trunfos garantidos é a jogabilidade e a forma como as movimentações e ações de jogo são mais fluidas mais verdadeiras e muito mais similares com o que acontece dentro de um campo de futebol na vida real. Os movimentos respeitam mais fielmente o que vemos os jogadores de carne e osso fazerem e até em termos táticos me parece mais fiel do que o seu rival.

Ou seja, a coisa fica mais ou menos empatada, sendo que se entrarmos em modos de jogo, poderemos ter de dar a liderança ao FIFA, por ser mais rico e assertivo. Mas também é verdade que o PES vai trazer novidades nesse capítulo e tudo pode mudar. Feitas as contas, depois de vários parágrafos, ficamos na mesma – são os dois brutais, vai na volta o melhor é comprar os dois.

Comentários

Mensagens populares